segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sarau das Ostras e Convidados 7 de maio na Porto do Saber










Nesta terça dia 07 de maio, acontece mais uma edição do Sarau das Ostras integrando a 1ª Semana do Hip-Hop de Praia Grande e traz como convidados Emerson Alcalde, Julio Cesar da Costa.

O Sarau das Ostras nasceu da ideia que a ostra é um ser presente na natureza e que vive no mar, essência dos moradores do litoral. Por outro lado, também vemos a ostra, como motivo de cobiça, por parte de exploradores sem escrúpulos que visam somente o lucro, em busca das pérolas preciosas. Estas por sua vez, são reações do molusco a corpos estranhos que invadem seu organismo, assim, como vermes ou grãos de areia. Nós a nossa maneira, com o sentimento de reação contra tudo o que nos incomoda, produzimos versos, poemas e letras, muitas de protestos e de conscientização dos problemas de nossa sociedade, estas traduzem, veemente, o valor de nossas pérolas.
Saiba mais aqui


Marcel Moai
Com quase 25 anos dedicados à música e à arte, Moai explora vários estilos musicais, não se prendendo a um só gênero. A obra do artista transita entre ritmos como MPB, reggae, blues e soul. As letras das canções estão pautadas em causas sociais e ambientais, mergulhando em uma reflexão profunda sobre o ser humano em outros momentos.
No Porto do Saber, o compositor apresentará uma mescla de canções de seu primeiro trabalho, realizado há 12 anos, com canções da banda "Os Pícaros", e músicas do seu próximo trabalho solo. No repertório, estão obras como “Jardineiro”, “Há quem diga que a vida é tão rara” e “Retalhos”.



"Além de participar de "Os Pícaros", Moai faz um trabalho solo de profundo comprometimento social e filosófico. Já esteve outras vezes no Porto do Saber e sempre traz momentos de música e beleza. Vale conferir", destacou o chefe da divisão de cultura nas escolas, Renato Paes.
 
 

Emerson Alcalde nasceu na cidade de São Paulo, em 20 de abril de 1982. Formado no curso superior de Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, atua em 17 espetáculos. Assina a direção dos espetáculos "A Almanjarra", de Artur Azevedo, e "Pixologia", sendo esta última de sua autoria e conquistando o 3º lugar no Festival Nacional de Monólogos de Mogi das Cruzes, pela Cia. Extremos Atos, da Cooperativa Paulista de Teatro.
Participa do projeto Machadianas, como ator, no Ágora Teatro com a peça "Anedota", sob coordenação de Roberto Lage.
Na área da dramaturgia, integra o Núcleo de Estudos da Dramaturgia Contemporânea da Escola Livre de Teatro em Santo André durante dois anos. Aluno no curso técnico de dramaturgia na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Na arte-educação, ministra oficinas de teatro pelas secretarias de cultura e educação do Estado e do Município de São Paulo. Entre outros projetos, atua como oficineiro de teatro pelo "Programa São Paulo é uma escola" da Secretaria Municipal de Educação de SP em mais de dez escolas públicas no período de três anos.


Júlio Cesar da Costa ou simplesmente Julião .
Poeta e declamador, Júlio Cesar da Costa vem desenvolvendo trabalhos com literatura desde os anos 90 quando lançou seu livro de estreia"Cacos de Mim" pela Edicon editora e consultoria em 1994. Antes ainda muito jovem participou de movimentos literários na região do Vale do Ribeira, sempre teve como característica a preocupação com a oralidade, o uso da verbalização como instrumento de subversão de aspectos do poema, tornando-o mais atrativo, isso tudo contribuiu para formação de um exímio declamador. Nesse mesmo período fundou ao lado do Cantador Antônio de Lara Mendes o "Grupo Cultural Batucajé do Vale", que tem como objetivo através da música e da poesia divulgar aspectos da cultura tradicional do Vale do Ribeira, tendo como cenário a questões socioambientais, povos tradicionais (Caiçaras, quilombolas, Ribeirinhos), o fandango caiçara e a oralidade. O poeta Júlio Cesar Costa conseguiu com seu trabalho no grupo Cultural Batucajé do Vale evidenciar aspectos da poesia popular, transportadas no linguajar, nas histórias. Em fevereiro de 2009 lançou o livro "Sortilégios e Tesouros: Poemas, Causos e Lendas do Vale do Ribeira", com 200 paginas ISBN 978-85-62237-00-3 pela editora Inteligência". O poeta viajou por quase todas as cidades da região divulgando a publicação com apresentações e saraus em casas de cultura, escolas, praças e bares.


Recentemente o poeta lançou Na Ribeira da Poesia
Publicações
Cacos de Mim Poesia Arte ISBN 85-290- editora Edicon 1994
Sortilégio e tesouros: Poemas, Causos e Lendas do Vale do Ribeira ISBN 978-85-62237-00-3 Editora Inteligência SP.
Na Ribeira da Poesia 2013 ISBN 978-85-62237-12-6
Editora Inteligência SP.
Contatos com o autor





0 comentários:

Postar um comentário

Loading...
Loading...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Host